Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo
Página inicial > Produtos e Serviços > Obras Publicadas > Da Colônia Dona Isabel ao Município de Bento Gonçalves - 1875 a 1930
RSS
A A A

Da Colônia Dona Isabel ao Município de Bento Gonçalves - 1875 a 1930

Da Colônia Dona Isabel ao Município de Bento Gonçalves - 1875 a 1930
Da Colônia Dona Isabel ao Município de Bento Gonçalves - 1875 a 1930

Prefácio da obra realizada pela Fundação Casa das Artes, Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Educação do município e impressa pela Corag no ano de 2005, em homenagem aos então 130 anos do processo de imigração italiana para o Estado do Rio Grande do Sul:

Os homens são a síntese do passado. Conhecer os tempos e as pessoas que nos antecederam, compreendendo suas ações, seu cotidiano, seus hábitos e seu modo de vida nos faz repensar o que somos hoje. Por isso a História tem como papel, não apenas recontar fatos mas, buscar em fontes documentais e na memória dos idosos, os momentos vivenciados por nossos antepassados.

Reconstruir a história de Bento Gonçalves em seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais é o objetivo do Projeto "Bento Gonçalves: História e Memória". Conhecer a história dos distritos e da sede, analisando o processo histórico de formação e de desenvolvimento de nosso município, no período de 1875 a 1930 foi o enfoque.

Este livro foi organizado em duas partes: a primeira refere-se à constituição do município de Bento Gonçalves nas dimensões política, administrativa e econômica. A segunda parte, reconstrói alguns traços da história da religiosidade, da educação, da saúde e da cultura. A diversidade de temas pesquisados, mesmo que com um período de tempo delimitado - até 1930, inviabilizou uma análise aprofundada de cada um dos aspectos. Bento Gonçalves possui acervo documental que ainda precisa ser estudado.

Aliando documentos pesquisados no Arquivo Histórico e Geográfico de Montenegro, no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e no Arquivo Histórico de Bento Gonçalves, bem como em outros documentos, foi possível reconstruir em parte o processo histórico e, assim, elaborar a narrativa apresentada neste livro.

Endereço da página:
Copiar