Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente.
Início do conteúdo
Página inicial > Produtos e Serviços > Obras Publicadas > Coletânea de textos de Alberto Pasqualini evidencia suas avaliações e reflexões políticas
RSS
A A A

Coletânea de textos de Alberto Pasqualini evidencia suas avaliações e reflexões políticas

Pensamento Político de Alberto Pasqualini
Pensamento Político de Alberto Pasqualini

O Pensamento Político de Alberto Pasqualini reúne textos, discursos e entrevistas desse importante político gaúcho, natural do município de Ivorá, no ano de 1901, e falecido na cidade do Rio de Janeiro, em 1956. Considerado um dos grandes pensadores políticos brasileiros do século XX, Alberto Pasqualini ajudou a estruturar a doutrina do trabalhismo brasileiro. Na obra, suas ideias estão transcritas em 40 textos organizados em ordem cronológica, retirados de jornais, livros e pronunciamentos da época, para que o leitor possa ter uma visão do desenrolar do pensamento de Pasqualini. Assuntos relacionados com a posição do Rio Grande do Sul na federação, a moradia e a reforma agrária revelam as preocupações de uma pessoa vinculada ao seu estado e às condições sócio-econômicas do trabalhador. O livro é uma síntese para quem cultiva nesta importante personalidade gaúcha uma fonte de inspiração para o trabalho social e político.


Trecho do discurso durante a campanha eleitoral da Frente única para a Câmara Federal, de 30 de agosto de 1934:


Não pode haver paz social sem segurança, não há segurança social sem civilização. Já tivemos a lembrança de "rio-grandensizar" o Brasil, mas nunca tivemos a ideia de civilizar o Rio Grande. Porque há, desgraçadamente, dois Rio Grandes: o Rio Grande evoluído, entregue ao trabalho e absorto nos ministérios fecundos da civilização. É o Rio Grande que lida nas fazendas, que labuta nas lavouras, que se agita nas indústrias, se movimenta no comércio, aprende nas escolas, medita nos gabinetes, trabalha nas repartições, vigia nos quartéis, construindo a sua riqueza, preparando os seus homens, aperfeiçoando as instituições, defendendo o seu patrimônio. É o Rio Grande que marcha no ritmo da evolução social.

O livro "O Pensamento Político de Alberto Pasqualini" pode ser encontrado no Armazém Literário da Corag (Rua Caldas Junior, 261). Entre em contato pelos telefones (51) 3224-6636 e (51) 3221-3516.

Endereço da página:
Copiar